
Dra. Larissa Lopes

O que faz um psiquiatra da infância e adolescência?
Avalia o desenvolvimento emocional, social, cognitivo da criança e do adolescente, considerando também o contexto familiar e escolar.
A psiquiatria infantojuvenil atua
na prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais como: ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro do autismo e transtorno de oposição desafiante (TOD).
Manifestações frequentes de alterações emocionais em crianças e adolescentes: atraso no desenvolvimento, alteração do sono, mudanças no comportamento, prejuízo escolar, queda ou aumento no apetite, irritabilidade e recusa em realizar algumas atividades.
O tratamento engloba a orientação de familiares, escola e profissionais que acompanham a criança ou adolescente.
Pode ser necessário ou não o uso de medicamentos, sendo fundamental realizar uma avaliação cautelosa e individual para cada paciente. Sempre deve incluir mudanças no estilo de vida como atividade física, redução de uso de eletrônicos e outros hábitos como melhora do sono. Na maioria das vezes é necessário acompanhamento com outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos. Objetivo principal sempre está na melhora da qualidade de vida da criança ou adolescente e sua família.


O que faz um psiquiatra geral?
O atendimento com psiquiatra geral tem como objetivo auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais em adultos. Atua no cuidado de condições como depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro do autismo. Queixas comuns como aumento da ansiedade, irritabilidade, insônia , dificuldade de concentração, alterações no apetite e estresse.
Além de realizar avaliações clínicas, o psiquiatra também pode prescrever medicamentos, indicar terapias complementares e orientar o paciente e seus familiares, promovendo o bem-estar emocional e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.